Segundo informações divulgadas na imprensa brasileira, o câncer de intestino, a doença que vitimou a cantora Preta Gil, é um dos mais comuns no Brasil. Atualmente, esse tipo de enfermidade é o terceiro mais frequente no país da corrupção.
De acordo com a medicina avançada, o câncer de intestino é uma doença que não se manifesta antes, ao contrário, ela se apresenta quando o quadro do paciente está em algumas vezes, muito grave e com em situação de urgência. Por isso é necessário que o brasileiro busque orientação médica antes dos 50 anos de idade para facilitar a cura, principalmente pessoas que têm precedentes na família.
A colonoscopia é o exame específico para verificar se a pessoa tem algum tipo de problema grave no intestino, inclusive episódios de câncer. Exames de fezes também são prescritos com o objetivo de analisar se existe ou não sangramento oculto.
Segundo revelou o Instituto Nacional do Câncer, todos os anos novas 45 mil pessoas são acometidas com esse tipo de doença. Portanto, é um número alarmante, mas o brasileiro não se informa desses dados nem se previne como deveria. As mulheres e a região sudeste do país são as mais afetadas.
O consumo de álcool, tabagismo, obesidade, alimentação desequilibrada e outros fatores, impulsionam o surgimento ou agrava o quadro do câncer de intestino. Para Lucas Nacif, especialista da área, existe uma dificuldade do ponto de vista cultural, porque muitos são os pacientes que não aceitam fazer o exame do toque por causa da vergonha. No entanto, esse tipo de diagnóstico é importante para constatar se existe algum tipo de anormalidade.
